terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

As Léguas

Por Ricardo Casmurro

Sonhos Despreparados, memórias se roçam
Como o velho Morfeu mais gosta
Olhos estáticos que ao não olharem-se se olham
No silêncio sonoro espera-se o então

As léguas não são nada para a mente sonhadora
Não tiram o calor da memória e o querer do impulso
Só há essa anedota imoral que se revira toda
E as fotografias que mais que freqüentemente uso

Memórias, venham me banhar do seu suor!
Sonhos, venham me banhar do teu desejo!
Vou resgatar o calor mór, que me faz entrar no ensejo
Que as léguas determinam...

Mas,...

As léguas são tudo para a mente sólida e o real
Só tiram o calor do toque e o querer do curso
Só há essa anedota formal que me faz um mal
E as fotografias de que mais que frequentemente abuso

Memórias, afastem-se de mim, por favor..!
Sonhos, vão à tua terra de muito longe de mim...!
Só vêm trazer essa dor, que me faz temer assim
O que as léguas determinam...

Me Banhe!

As léguas são...
As léguas não..
As léguas vão..
As léguas são...
No meu Sonho nós nos olhamos
Viajei pra te encontrar
Agora sei que já é sem volta
O peso faz cair
O desejo faz subir
Então me Banhe...!
As léguas são...
As léguas não...
As léguas vão...
As léguas são...

Me consome tão intensa essa placidez estática
Como me dobra de dores incuráveis
Uma fera que iberna e acorda como por mágica
Pelas léguas, mas, vê, sabes?
Do meu sonho brochado nas léguas enriquece-se um
Que cobra de mim para atravessar as léguas o que não tenho
Corte-lhe-ei a cabeça... Dá-la-ei de presente aos meus sonhos...!

Memórias, venham me banhar do seu suor!
Sonhos, venham me banhar do teu desejo!
Vou resgatar o calor mór, que me faz entrar no ensejo
Que as léguas determinam...

Memórias, afastem-se de mim, por favor..!
Sonhos, vão à tua terra de muito longe de mim...!
Só vêm trazer essa dor, que me faz temer assim
O que as Léguas determinam...

No meu sonho nós nos olhamos
Viajei pra te encontrar
Agora sei que já é sem volta
O peso faz cair
O desejo faz subir
Então me banhe!
Me Banhe...!
As léguas são...
As léguas não...
As léguas vão...
As léguas são...
Então me banhe!
Me Banhe...!
As léguas são...
As léguas não...
As léguas vão...
As léguas são...

Sobre: Escrito pensando nos casos interestaduaisque essa "vida bandida" nos faz ter para não poder ter. Aqui o sonho está relacionado com o sentimento, com o envolvimento emocional. As léguas são isso mesmo, a distância,.. mas mais que a distãncia.. não é uma distância objetiva.. mas uma distância no sentido amplo, das dificuldades que encontramos para atravessá-las.. afinal, a distância não é o problema, já que hoje nós, humanos, conseguimos atravessar desde os mares mais profundos até depois do céu na escuridão do espaço sideral. o problema não é a distância, são as coisas a tornam distantes. Os senhores do mundo atravessam-no com a maior faciliade para fazaer seus negócios mesquinhos e sujos, mas nós, que queremos, conhecer, estudar, compartilhar ou, como é o foco aqui, "sonhar". Por isso as léguas determinam.. são criadas por nós mesmos e tornam-se elas próprias inimigas nossas... Mas ao mesmo tempo, atravessá-las nos levam a possibilidades mil que se traduzem na anedota imoral das relações cortadas antes de começar, permanentes enquanto temporárias... A anedota imoral é a parte bela dessa concretização... A anedota formal é a restrição a essa concretização. E posso batalhar sozinho para superá-las, mas as distâncias e a barreira que tenho de transpor é mais forte que o meu desejo, meu impulso e mais forte que meu sonho... PS.: não há, aqui, nenhuma metáfora que remeta a sexo, apenas emoção.

Nenhum comentário: